Notícias
Veículos entregues pelo Ministério da Cidadania vão fortalecer a rede de assistência social em Minas Gerais
O ministro da Cidadania em exercício, Lelo Coimbra, entregou nesta sexta-feira (22), em Belo Horizonte, 13 carros e 3 micro-ônibus para a Rede de Assistência Social de Minas Gerais. Os veículos vão atender 16 municípios. O investimento foi de R$ 1,5 milhão. “Vai proporcionar acessibilidade e mais conforto e segurança aos cidadãos atendidos pela Rede de Proteção Social Básica e Especial do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”, ressaltou.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, falou da importância da articulação com o governo federal. De acordo com ele, os veículos vão beneficiar principalmente as regiões mais pobres do estado, como o Vale do Jequitinhonha e Mucuri. “Estamos trabalhando em conjunto e isso com certeza irá gerar resultados positivos às famílias mais vulneráveis”, destacou.
Para a secretária de Desenvolvimento Social do estado, Elizabeth Jucá, o reforço no transporte da Rede é imprescindível para uma atividade fundamental no SUAS: a busca ativa. “Ela consiste no deslocamento das equipes para regiões isoladas ou áreas rurais para encontrar famílias em situação de vulnerabilidade tão profunda que, muitas vezes, ainda nem foram incluídas no Cadastro Único e nos serviços socioassistenciais”, afirmou.
Da região da Zona da Mata, o prefeito de Astolfo Dutra, Bruno Ribeiro, destacou que a iniciativa é importante para que os municípios possam assistir quem mais precisa de apoio, da presença e do fortalecimento do Estado. “Vai fortalecer a gestão, vai fortalecer a parte de assistência social e trazer mais valor ao cidadão em si. Esse é o resultado final que a gente espera”, salientou. A cerimônia contou com a presença do deputado federal Eros Biondini.